As quatro Nobres Verdades e Meditação Insight Dialogue
Eu participei do curso As quatro Nobres Verdades e Meditação Insight Dialogue, realizados por Elizabeth Faria pela plataforma Zoom. Ainda não havia realizado cursos anteriormente sobre o Insight Dialogue. Já tinha feito um retiro de meditação Vipássana de cinco dias com o Bhante Rahula, há dois anos; e outro com o Arthur Shaker, da Casa Dharma, de um final de semana, ambos foram realizados no Mosteiro de Serra Clara, próximo a Itajubá, Brasil.
Desde o início do curso, a Beth foi nos passando várias meditações, as quais realizava (e continuo realizando) logo ao acordar pela manhã. Começou com uma sobre as quatro Nobres Verdades, que mais tarde foi ampliado, acrescentou uma de metta e, por último, acrescentou mais uma sobre a fala correta. A cada dia, vão saindo do fundo, ou da superfície do baú – nunca sei o que virá na meditação – as falas incorretas que venho realizando no decorrer da minha vida. Com isso, vou trabalhando minhas dores, com a meditação das quatro Nobres Verdades e, por último, realizo metta (tipo de meditação).
No meu dia a dia tenho começado a observar com mais consciência minhas relações, diálogos e reações com grande parte das pessoas que tenho tido a oportunidade de cruzar pelo caminho e ver os padrões repetitivos, não só da minha mente, quando medito, mas também das minhas atitudes no dia a dia. Esse tipo de comportamento começou a aparecer mais pela quarta ou quinta semana do curso. Está acontecendo aos poucos e tenho percebido que os espaços de consciência têm ampliado.
Isso não significa que esteja mais boazinha, mas, sim, que tenho observado mais meus padrões repetitivos. No início, até achei que estava pior. Depois fui me dando conta que me comportava assim diariamente, mas com muito menos consciência. É um trabalho de formiguinha e que parece infindável, mas que tenho aprendido muito com ele. Muitas vezes, descobri que a raiva ou a decepção que tinha de outra pessoa era comigo mesma e, então, através da meditação de metta, comecei a ter um pouco mais de compaixão para comigo mesma.
Tenho apreciado muito a situação de poder observar e realizar o Insight Dialogue no meu dia a dia. Também tenho procurado, nos momentos que tenho consciência, aprender com os acontecimentos cotidianos.
Recomendo esse curso para todos aqueles que buscam um conhecimento de si mesmo e do outro e de como tudo no universo está conectado.
A Beth deu total apoio a todos nós. Ela ouvia com amor e paciência nossos relatos de nossas práticas, manifestando uma bela sabedoria nas suas intervenções.
Scheila Versiani, Artista, Porto Alegre, Rio Grande do Sul